Relação entre Perda Auditiva e declínio Cognitivo
13 de outubro de 2019
Aparelhos auditivos em Bicas
1 de dezembro de 2019

Dia Internacional de Atenção a Gagueira

GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA. TEM TRATAMENTO.

No dia 22 de outubro comemoramos o Dia Internacional de atenção a Gagueira essa data foi criada em 1998 pela IFA – Associação Internacional de Fluência e pela ISA –  Associação Internacional de Gagueira.

O que é gagueira?

A gagueira é entendida como um distúrbio na fluência da fala, que se caracteriza por interrupções atípicas e involuntárias no fluxo da fala, tais como: repetições, bloqueios, prolongamentos, tensões corporais e/ou orofaciais. Sua  ocorrência da gagueira é involuntária.

Incidência da gagueira

A média atual de incidência da gagueira de 4% na população mundial. Com maior prevalência no sexo masculino. Sendo que tem uma ocorrência maior em crianças com histórico familiar de gagueira, a incidência é 3 vezes maior em crianças com histórico familiar de gagueira, sendo o fator hereditário como indicativo de risco. A gagueira infantil normalmente se apresenta entre os 2 e 4 anos de idade

Causas da gagueira

Dentre as várias teorias que explicam as causas da gagueira a mais aceita é que a gagueira ocorre pelo mau funcionamento ou imaturidade dos Núcleos da Base que são responsáveis pelo planejamento do movimento e não na execução do mesmo, eles estão envolvidos em comportamentos motores e cognitivos. 

Sendo assim os fatores psicológicos e os sociais não são os causadores da disfluência, porém podem agravar suas manifestações.

A gagueira é um distúrbio neurocentral e pode piorar em momentos de emoção intensa e/ou com o aumento da complexidade linguística e/ou aumento da pressão comunicativa  entre outros fatores.

Tratamento para a gagueira

O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento sob a orientação de um fonoaudiólogo são medidas fundamentais para evitar que a gagueira se torne crônica. O objetivo é ajudar o portador do transtorno a melhorar a fluência e a capacidade de comunicação.

Mitos sobre a gagueira

 👉 Pessoas com gagueira nunca gaguejam cantando!

👉 Se não consigo ser sempre fluente, a culpa é minha.

👉 A gagueira é causada por fatores psicológicos.

 👉 A criança gagueja para chamar a atenção dos pais.

 👉 Pode-se pegar gagueira por imitação ou por ouvir uma outra pessoa que gagueja.

👉 Um susto pode causar a gagueira.

 👉 Nervosismo, ansiedade, insegurança, timidez e baixa auto-estima causam gagueira.

👉 Se a criança começou a gaguejar, é só esperar que passa.

👉 Se a pessoa realmente tiver força de vontade para falar, ela consegue falar sem gaguejar.

Esse artigo foi escrito pela Dra. Adriana Conceição de Moraes (CRFa MG 7439).

Especialista em Motricidade Orofacial, fonoaudióloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Possui formação em PECS (Picture Exchange Communication System) e qualificação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em andamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marque sua Consulta