Sete aplicativos para exercitar o cérebro
9 de fevereiro de 2018
AUTISMO E FALA: O QUE É ECOLALIA? COMO O FONOAUDIÓLOGO PODE AJUDAR?
27 de fevereiro de 2018

Você sabe o que é AFASIA?

Faz parte da natureza do ser humano utilizar a linguagem para se comunicar, seja no uso da fala, da escrita ou de gestos. Da mesma forma, somos capazes de interpretar e compreender as mensagens enviadas pelo emissor, graças a nossa capacidade de codificação e decodificação através de nossos sentidos.

emissor e receptor

 

Afasia é a perda total ou parcial da capacidade de expressar a linguagem falada e escrita, podendo ocorrer juntamente ou não, com a perda da capacidade de compreensão das mensagens linguísticas. Por exemplo: Não conseguir nomear objetos e pessoas comuns do seu dia a dia ou não ser capaz de formular frases, mesmo as mais simples como “Eu quero água”. Outro exemplo é sentir-se como se estivesse em um país estrangeiro sem conhecimento algum da língua local, não entendendo o que as pessoas dizem.

A causa mais comum da Afasia é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas também pode ser causada por traumas ou tumores na região. A lesão cerebral atinge as regiões do cérebro responsáveis pelas funções de expressão e compreensão de linguagem.

afasia

 

Pacientes afásicos costumam apresentar além da dificuldade de comunicação:

  • Hemiplegia (perda dos movimentos de um lado do corpo, geralmente o direito),
  • Hemianopsia (perda de parte do campo de visão),
  • Apraxia (dificuldade na sequencialização de ações como se vestir por exemplo),
  • Problemas de memória,
  • e até mesmo Epilepsia.

Dentre os tipos de Afasia existentes encontram-se:

Afasia de Broca

Broca trata-se da região do cérebro responsável pela expressão da linguagem. Pacientes com alterações nessa área apresentam boa compreensão, mas tem dificuldades para falar, como se lhes faltassem as palavras. É característico nesses indivíduos, o uso de jargões ou repetição de uma mesma palavra ou sílaba durante a fala. Por exemplo: “Nononononono”. E durante essa fala característica acreditam que estão falando corretamente.

 

area cerebral

 

Afasia de Wernicke

A região cerebral que leva o nome de Wernicke, é responsável pela interpretação da linguagem. Indivíduos com lesão nessa área apresentam dificuldade de compreensão e embora tenham uma fala fluente, geralmente é uma fala sem sentido, com nenhum significado lógico.

sem compreender

 

Afasia Global

Nesse caso, o paciente perde toda a capacidade de se comunicar e compreender, seja na fala, leitura ou escrita.

A função do fonoaudiólogo é diagnosticar e realizar um trabalho terapêutico de acordo com os comprometimentos do indivíduo, juntamente a uma equipe multidisciplinar.

tratamento costuma ser longo e deve iniciar o mais rápido possível, já que o primeiro ano pós a lesão é o período que abrange maiores resultados bom prognóstico. A terapia é baseada em exercícios que estimulem a linguagem oral e escrita, além de exercícios de Motricidade Orofacial específicos para os casos que apresentarem Disfagia e Paralisia Facial.

Vale ressaltar a importância de considerar idade, grau de instrução e interesses pessoais do paciente, garantindo assim um planejamento eficaz.

 

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marque sua Consulta